Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paralela Gift -20 ª edição


Para quem se interessar, este mês tem uma das mais importantes feiras de design contemporâneo do Brasil, a Paralela Gift que comemora 10 anos de existência em sua 20ª edição, que acontece entre 24 e 27 de agosto na Fundação Bienal São Paulo, no Parque do Ibirapuera.
A feira terá novidades em produtos artesanais e com design autoral, trazendo o trabalho de designers de vários setores, como o têxtil, moveleiro, artesanato e joalheria. Entre os expositores já estão confirmadas as presenças de Artesanato Candango, Pedro Petry, Adriana Rizkallah, Talentos do Brasil, Oferenda Objetos, Sebrae RS/ Bichos do Mar de Dentro.
Horário: dias 24 a 26, das 10h às 19h; dia 27, das 10h às 17h


Porcelanato x Laminado. Qual a melhor opção para a sua casa?

Certamente a escolha do piso gera muitas dúvidas quando se está projetando uma nova casa ou fazendo uma reforma. Devido a quantidade de pessoas que tem me questionado ultimamente sobre o assunto, querendo saber qual a minha opinião, resolvi escrever este post para ajudar nesta difícil escolha!

Essa dúvida surge na maioria dos casos quando as pessoas descartam o uso da madeira natural (assoalho, taco, min taco, etc) ou das pedras (mármores, granitos, etc) o que normalmente acontece devido ao custo mais elevado destes materiais.A partir daí, elas acabam ficando em dúvida quase sempre entre estas duas opções: o laminado ou o porcelanato.


As características e o desempenho destes dois pisos são bem diferentes. O Porcelanato é uma placa cerâmica de alto desempenho, dureza elevada, grande resistência à abrasão e baixa absorção de água.Ele pode ser polido ou esmaltado, com borda retificada ou boleada, dimensões variáveis e etc. Eu gosto de indicar os esmaltados/foscos e retificados por achar que são muito mais bonitos e atuais!!A tendência agora são os grandes formatos, dão mais trabalho na colocação e nos recortes, mas tem menos emendas, diminuindo o visual de rejunte sujo e proporcionando a sensação de "ser uma coisa só" , proporcionando mais amplitude no ambiente.















Os laminados de madeira são revestimentos do tipo flutuante (não colados), e instalados sobre uma manta de espuma plástica. Obs: é muito importante usar as submantes acústicas neste caso, para amenizar o barulho TEC TEC no pavimento inferior (seu vizinho agradece) e facilita a instalação ou eventual substituição de peças. Os laminados de madeira podem ter várias espessuras e tratamento superficial diferenciado, eles tem muitas opções de cores e alguns em acabamentos que imiam perfeitamente a madeira, com vincos e texturas. São feitos com substratos e papel em resinas e recebem um revestimento superficial (Overlay) que lhe confere grande resistência à riscos,porém como são constituídos de madeira e derivados, são vulneráveis à água.





Os dois pisos apresentam basicamente as mesmas vantagens com relação à limpeza e durabilidade, desde que tenham boa procedência.
A decisão de colocar piso frio (porcelanato) ou laminado de madeira deve levar também em consideração os aspectos estéticos da casa e o clima da região. Se a temperatura média do local for muito baixa o contato diário com o piso frio poderá ser desconfortável, já um piso laminado ou carpete de madeira flutuante pode manter o conforto tátil da madeira que não transmite a sensação de frio. Eu particularmente prefiro optar pelo uso do laminado nas áreas íntimas, fica mais aconchegante! Quanto ao custo-benefício é muito difícil optar. Os dois materiais são apresentados no mercado com variações de qualidade e custo é importante ir atrás de bons fornecedores!Não se esqueçam de que é muito importante observar se o produto tem o selo do INMETRO, garantia do fabricante e da mão-de-obra.
Em um contexto geral, se a residência for pequena e a ideia foi uniformização e ampliação do espaço, a minha sugestão é escolher pelo porcelanato ( em tons neutros e claros) nas areas sociais (cozinha, sala, varanda) e usar o laminado nas areas intimas ( corredor e quartos) crindo uma atmosfera mais acolhedora, aquecida e aconhegante!