Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Móveis e objetos decorativos feitos com madeiras !

Já contei aqui no blog pra vcs, que a minha sócia , a Simone, além de trabalhar comigo no ramo da arquitetura e interiores, tb é uma grande artista, ela mesma produz várias peças ( todas de babar, diga-se de passagem) feitas em madeira !!! Logo abaixo segue um texto que ela explica toda a filosofia da Tryo ( assinatura carregada nas peças) assim vcs podem entender melhor todo o processo de captação/ criação/e finalização das peças que são únicas, exclusivas e maravilhosas!

A Tryo traz uma proposta de reduzir, reutilizar e reciclar árvores que são descartadas pela ação da natureza e até mesmo pelo homem para serem transformadas em objetos de design e levar um pouco da natureza para dentro de casa de uma forma consciente e sustentável. A busca das árvores é feita principalmente no litoral Norte de São Paulo nas margens das ilhas e dos rios  e também nas árvores que são podadas na cidade. O manuseio é totalmente artesanal, o que faz cada peça ser única. A lavagem dos troncos é feita dentro do rio e as peças são produzidas em uma área cercada de natureza de acordo com a filosofia da Tryo.

A procura da matéria prima é constante e quase sempre as árvores são fotografadas antes da transformação. Os pedaços de troncos ou raízes jogados na mata, rios ou ruas se transformam em bases de mesas e  em luminárias.

Abaixo seguem exemplos da procura de toras nas margens das ilhas e dentro do rio Sahy. Frequentemente aparecem árvores caídas entre as pedras e nas areias trazidas pela correnteza.

Depois de encontradas elas são rebocadas. Algumas peças demoram até um ano para secarem naturalmente até serem tratadas e trabalhadas.

Todas as toras são descascadas manualmente e nesta hora vão se revelando as formas da madeira e muitos buracos são feitos até sair terra, madeira podre e até alguns insetos. São estas imperfeições que na maioria das vezes fazem da peça o diferencial.




Outra forma para conseguir as toras é quando a prefeitura da cidade de S.Paulo poda e até retira árvores saudáveis, porém com raízes comprometidas e com probabilidade de caírem. Eu vou até o local e escolho os pedaços para serem trabalhados. Lembrando que  as árvores retiradas pela prefeitura vão para os aterros sanitários, desperdiçando muita madeira boa !!!!


Eu participo de todas estas etapas, desde a procura das árvores e raízes até a finalização das peças.




Eu trabalho com arquitetura e design de interiores e meu foco é atender os meus clientes com estas peças e também outros arquitetos e decoradores, já que a madeira traz muito aconchego e é sempre bem vinda em qualquer ambiente.

Simone Lescher Fagundes


(11)7896 6437

Bjs.

Obrigada.

Simone Lescher Fagundes