Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Móveis e objetos decorativos feitos com madeiras !

Já contei aqui no blog pra vcs, que a minha sócia , a Simone, além de trabalhar comigo no ramo da arquitetura e interiores, tb é uma grande artista, ela mesma produz várias peças ( todas de babar, diga-se de passagem) feitas em madeira !!! Logo abaixo segue um texto que ela explica toda a filosofia da Tryo ( assinatura carregada nas peças) assim vcs podem entender melhor todo o processo de captação/ criação/e finalização das peças que são únicas, exclusivas e maravilhosas!

A Tryo traz uma proposta de reduzir, reutilizar e reciclar árvores que são descartadas pela ação da natureza e até mesmo pelo homem para serem transformadas em objetos de design e levar um pouco da natureza para dentro de casa de uma forma consciente e sustentável. A busca das árvores é feita principalmente no litoral Norte de São Paulo nas margens das ilhas e dos rios  e também nas árvores que são podadas na cidade. O manuseio é totalmente artesanal, o que faz cada peça ser única. A lavagem dos troncos é feita dentro do rio e as peças são produzidas em uma área cercada de natureza de acordo com a filosofia da Tryo.

A procura da matéria prima é constante e quase sempre as árvores são fotografadas antes da transformação. Os pedaços de troncos ou raízes jogados na mata, rios ou ruas se transformam em bases de mesas e  em luminárias.

Abaixo seguem exemplos da procura de toras nas margens das ilhas e dentro do rio Sahy. Frequentemente aparecem árvores caídas entre as pedras e nas areias trazidas pela correnteza.

Depois de encontradas elas são rebocadas. Algumas peças demoram até um ano para secarem naturalmente até serem tratadas e trabalhadas.

Todas as toras são descascadas manualmente e nesta hora vão se revelando as formas da madeira e muitos buracos são feitos até sair terra, madeira podre e até alguns insetos. São estas imperfeições que na maioria das vezes fazem da peça o diferencial.




Outra forma para conseguir as toras é quando a prefeitura da cidade de S.Paulo poda e até retira árvores saudáveis, porém com raízes comprometidas e com probabilidade de caírem. Eu vou até o local e escolho os pedaços para serem trabalhados. Lembrando que  as árvores retiradas pela prefeitura vão para os aterros sanitários, desperdiçando muita madeira boa !!!!


Eu participo de todas estas etapas, desde a procura das árvores e raízes até a finalização das peças.




Eu trabalho com arquitetura e design de interiores e meu foco é atender os meus clientes com estas peças e também outros arquitetos e decoradores, já que a madeira traz muito aconchego e é sempre bem vinda em qualquer ambiente.

Simone Lescher Fagundes


(11)7896 6437

Bjs.

Obrigada.

Simone Lescher Fagundes

10 comentários:

  1. Adorei, as peças são lindas!!!
    Posso incluir nos meus projetos?!
    www.marcyricciardi.com

    bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Ola,Marcy
    Obrigada!!!! Se vc tiver algum interesse nas pecas da Tryo é só entrar em contato comigo
    Email cs.simonelfagundes@gmail.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Marcy !! Que bom q gostou das pecas !!! Conforme msg acima , entre em contato com a Simone para q possam conversar melhor !!!
    Beijao

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh!!!!! Seu eu soubesse que a prefeitura faz isso.... um dia cortaram uma árvore maravilhosa e com o tronco saudável, de uma cor muito bonita, tipo caramelo... fiquei babando nela... achando q eles vendiam, sei lá.... =/.. agora já sei!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, uma pena ver material bom e bonito sendo jogado fora!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito seu trabalho!!!!
    Parabéns!!!!
    Moro em Vitória e tenho uma roça no Caparaó, quando tiver uma árvore caída vou tentar aproveitar a maderia com uma dessas idéias!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. olá sou apaixonada por esse tipo de trabalho... até tento fazer algumas coisas no fundo do quintal...kkkk mas não sei como fazer todo esse tratamento para a madeira ficar lisinha e brilhante.. vcs poderiam me dar umas dicas?
    Parabéns!
    Juliana Marques..
    se puder me manda umas dicas e uns passo a passo como fazer esse tratamento
    meu e-mail: julymarkes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Estou apaixonada com o seu trabalho. Erijude@gmail.com. Estou em Mocambique e adoraria comprar uma dessas e quem sabe, depois replicar. Tem muita mareria prima por ca...

    ResponderExcluir
  9. Estou apaixonada pelo o seu trabalho. Erijude@gmail.com. Estou em Mocambique e adoraria comprar uma dessas e quem sabe, depois replicar. Tem muita mareria prima por ca...

    ResponderExcluir
  10. Estou apaixonada pelo o seu trabalho. Erijude@gmail.com. Estou em Mocambique e adoraria comprar uma dessas e quem sabe, depois replicar. Tem muita mareria prima por ca...

    ResponderExcluir