Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Porcelanato x Laminado. Qual a melhor opção para a sua casa?

Certamente a escolha do piso gera muitas dúvidas quando se está projetando uma nova casa ou fazendo uma reforma. Devido a quantidade de pessoas que tem me questionado ultimamente sobre o assunto, querendo saber qual a minha opinião, resolvi escrever este post para ajudar nesta difícil escolha!

Essa dúvida surge na maioria dos casos quando as pessoas descartam o uso da madeira natural (assoalho, taco, min taco, etc) ou das pedras (mármores, granitos, etc) o que normalmente acontece devido ao custo mais elevado destes materiais.A partir daí, elas acabam ficando em dúvida quase sempre entre estas duas opções: o laminado ou o porcelanato.


As características e o desempenho destes dois pisos são bem diferentes. O Porcelanato é uma placa cerâmica de alto desempenho, dureza elevada, grande resistência à abrasão e baixa absorção de água.Ele pode ser polido ou esmaltado, com borda retificada ou boleada, dimensões variáveis e etc. Eu gosto de indicar os esmaltados/foscos e retificados por achar que são muito mais bonitos e atuais!!A tendência agora são os grandes formatos, dão mais trabalho na colocação e nos recortes, mas tem menos emendas, diminuindo o visual de rejunte sujo e proporcionando a sensação de "ser uma coisa só" , proporcionando mais amplitude no ambiente.















Os laminados de madeira são revestimentos do tipo flutuante (não colados), e instalados sobre uma manta de espuma plástica. Obs: é muito importante usar as submantes acústicas neste caso, para amenizar o barulho TEC TEC no pavimento inferior (seu vizinho agradece) e facilita a instalação ou eventual substituição de peças. Os laminados de madeira podem ter várias espessuras e tratamento superficial diferenciado, eles tem muitas opções de cores e alguns em acabamentos que imiam perfeitamente a madeira, com vincos e texturas. São feitos com substratos e papel em resinas e recebem um revestimento superficial (Overlay) que lhe confere grande resistência à riscos,porém como são constituídos de madeira e derivados, são vulneráveis à água.





Os dois pisos apresentam basicamente as mesmas vantagens com relação à limpeza e durabilidade, desde que tenham boa procedência.
A decisão de colocar piso frio (porcelanato) ou laminado de madeira deve levar também em consideração os aspectos estéticos da casa e o clima da região. Se a temperatura média do local for muito baixa o contato diário com o piso frio poderá ser desconfortável, já um piso laminado ou carpete de madeira flutuante pode manter o conforto tátil da madeira que não transmite a sensação de frio. Eu particularmente prefiro optar pelo uso do laminado nas áreas íntimas, fica mais aconchegante! Quanto ao custo-benefício é muito difícil optar. Os dois materiais são apresentados no mercado com variações de qualidade e custo é importante ir atrás de bons fornecedores!Não se esqueçam de que é muito importante observar se o produto tem o selo do INMETRO, garantia do fabricante e da mão-de-obra.
Em um contexto geral, se a residência for pequena e a ideia foi uniformização e ampliação do espaço, a minha sugestão é escolher pelo porcelanato ( em tons neutros e claros) nas areas sociais (cozinha, sala, varanda) e usar o laminado nas areas intimas ( corredor e quartos) crindo uma atmosfera mais acolhedora, aquecida e aconhegante!



6 comentários:

  1. MUITO BOA ESSA MATERIA PARECE QUE VC ADIVINHOU A MINHA DUVIDA.

    ResponderExcluir
  2. Excelente a sua materia. Acho os dois tipos de pisos muito bonitos...ainda prefiro o porcelanato!

    ResponderExcluir
  3. Otima materia! Mas mesmo assim ainda tnho duvida... Gosto mto do porcelanato mas ouço mta reclamaçao q ele risca e mancha com facilidade, nao tnho mto dinheiro para investir entao fico com receio de investir em um piso caro e marrepender com semelhantes defeitos. S puder me esclarecer desde ja agradeço...
    Tnha um bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Vilmarina F S Mendes17 de julho de 2013 às 23:44

    Excelente Matéria! Estou mudando para um apartamento no qual o piso é o porcelanato, é bonito, resistente, mas tem que ter cuidado para não deixar manchar e achei difícil de manter limpo, a sujeira aparece com facilidade. Fico o tempo todo passando pano para ficar impecável. Por isso agora estou pesquisando para colocar um piso mais sutil na limpeza, pois quanto manutenção sou muito cuidadosa. Vilmarina.

    ResponderExcluir
  5. Perfeita! Sou de SP e atualmente moro numa região muito quente e seca. Sempre adorei madeira nas áreas intimas por conferir maior aconchego e ainda tenho duvida em relação ao toc toc e a durabilidade do laminado...

    ResponderExcluir