Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



terça-feira, 13 de março de 2012

Dicas sobre Cortinas

Hoje resolvi dar algumas dicas sobre cortinas pra vcs!!Nestas últimas semanas tive que escolher tantos tecidos/modelos/tamanhos/caimentos etc para minhas clientes, que tenho até sonhado com cortinas e persianas...rsrsrs E como consequênca disso resolvi escrever este post, quem sabe posso ajudar um pouquinho quando precisarem trocar as cortinas de casa!

Sou totalmente adepta ao uso de cortina/persiana seja em sala ou em quarto. Tem mta gte que se muda e acaba deixando para comprar este item depois, o problema é que o tempo acaba passando a pessoa se acomoda  e simplesmente desencana deste importantíssimo acessório, que ao meu ver é fundamental em uma casa  (assim como tapetes/quadros/gravuras) mas sobre estes outros itens falo depois em outro post.

Tenho plena convicção de que as cortinas fazem as vezes do vestimento de uma casa, aquecem o ambiente e melhoram a questão de acústica, sem contar que protegem os móveis e o piso dos raios rolares e muitas vezes barram a visão dos vizinhos, proporcionando maior privacidade. Enfim são inúmeros os argumentos para que vc use cortinas em sua casa, afinal nada mais feio que ficar olhando diretamente pra aquelas esquadrias feias das janelas....afe coisa mais sem graça e fria!!

Cada casa tem um estilo, sendo assim cada casa combina com um modelo de cortina ou persiana, mas não se preocupe sempre terá um modelo que se encaixa no seu estilo!
Bom vamos as dicas, vou fazer tópicos com as perguntas mais frequentes dos meus clientes e respesctivamente vou respondendo uma por uma!! Espero que ajude vcs!!

01- Em qual etapa da decoração a cortina deve entrar???
 -A cortina deve ficar na etapa final , deve ser um dos últimos itens a entrar na casa, mas não é por isso que vc deve esquecê-la, o ideal é planejá-la com antecedência, planejando-a como um todo na decoração, com a definição das cores da paleta e definição de estampas que combinem e "casem" com todo o resto do ambiente ( tapetes+ almofadas+ móveis), resultando um espaço harmonioso e aconchegante!

02- Quais são os tipos de acabamentos mais usados?
- Os modelos mais usados são:





Pregas americanas: é o modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas e pode ser presa em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento.




Pregas Fêmea: o volume dos tecidos cai para trás e a cortina acaba tendo um caimento reto.



Pregas Macho: o volume do tecido concentra-se na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterias e é um dos acabamentos mais usados , já que não gasta mto tecido.




Painel : Pode ser usado desde os tecidos mais encorpados até os mais leves, além de lona ou tela. Uma boa opção para  grandes vãos Fica bom nas decorações modernas.



Argolas: Sempre atuais, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Podem ser em metal cromado, dourado, ouro velho e madeira natural ou branca, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.


Ilhoses: São indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, em tecidos leves. Mas podem emperrar no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhoses podem se soltar.





Passantes de tecido: Ficam muito bem usadas como xales, sobre persianas ou rolôs. São super decorativas, porém as alças não deslizam bem no varão.


Tecido inteiriço: Acabamento simples, atual e elegante, porém, tem deslizamento difícil no varão. Sua função é mais decorativa. O ideal é que sejam instalados em trilhos suíços



03- A cortina precisa chegar até o chão ou pode apenas cobrir a janela??
-Essa é uma pergunta frequente para os leigos...rsrs

Vamos lá, as cortinas devem ir até o chão para alongar o pé direito e deixar o ambiente elegante. É claro que existem exceções como por exemplo quando há um móvel sob a janela, aí sim podemos cobrir apenas a abertura da janela. Neste caso prefiro optar por um modelo romano.
Exemplo nas imagens abaixo:




04-A barra da cortina deve arrastar ou ficar rente ao chão?
-Essa pergunta é clássica!!!Bom vamos lá, isso é uma questão de gosto e uma desisão pessoal, a grande maioria acaba optando por usar cortinas que tocam levemente o piso "beijando o chão" , mas tenho que admitir que elas ganham elegancia e ficam mais chiques quando arrastam no chão, mesmo sabendo que o tecido que sobra suja mais e pode ser pisado.

Uma boa dica é lembrar sempre de uma coisa: se as cortinas estiverem rente ao piso, corre-se o risco de aparecer algum desnível, por isso aconselho deixar sobra de 1 a 2 cm no minímo.
Sobre o tamanho da barra, pode variar de 10 a 50 cm,  recomendo seguir a altura do rodapé.




 05- Qual modelo de cortina é adequado para janelas duplas ou portas balcão, que abrem para fora e para dentro?
-O ideal é deixar 50 cm de varão a mais em cada lado. Assim consegue-se acomodar o tecido quando as portas estão abertas. Rolôs, persianas e cortinas romanas são as opções para quem não dispõe de espaço nas laterais, outra opção é  usar brises (cortinas fixadas diretamente nas folhas de vidro).

06-Como calcular o tecido???
- É preciso medir a largura da janela e acrescentar de 20 a 40 cm ( para a sobra de tecido nas laterais da esquadria). Medir a altura da cortina ( dependendo do modelo a altura é próprio   pé direito, se for de varão emdir a altura do varão até o piso), é preciso acrescentar 60 cm para a barra e o cabeçote.
Multiplique a largura por 2 ou 3 dependendo do volume que vc quer dar na sua cortina. Depois é só multiplicar esse resultado pela medida da altura p/ descobrir a medida final de tecido que deverá ser comprado!

07- Qual tecido usar se desejo lavar as cortinas em casa??
- Recomendo os 100% sintéticos como o poliéster. Os mistos e naturais devem ser lavados em lavanderia especializadas. Sempre peço para que irá realizar a execução das cortinas para pré-enconlher ( ou seja lavar) o tecido antes da execução, para não correr o risco de perder a cortina na 1ª lavagem.

08-Quando o forro deve ser usado?qual sua função e tecidos mais indicados?
-O forro serve para proteger a cortina nos locais onde bate mto sol, ele garante a durabilidade e beleza dos materiais mais sensiveis, já que os raios do sol estragam os tecidos. Além disso evista que as costinas sujem rapidamente em lugarm com mta poeira/poluição. O tergal verão, o gabardine, o brin blecautes e até persinas são usados com esta função. Materiais sintéticos como o voil podem dispensar forro.


Eu ia comentar sobre os tipos de persianas, mas o post já está mto extenso, então fica p/ um próximo..rs

Espero que estas dicas ajudem!!


beijos

:)





30 comentários:

  1. amei me ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou !!!
      Beijos

      Excluir
    2. Muito boa a matéria...quanto a cortina com ilhóses, se forem de boa qualidade e de bom encaixe ñ se soltam na lavagem...faço cortinas a mais de 10 anos e nenhuma cliente nunca teve problemas com ilhóses...abraço

      Excluir
    3. Oi Bethe !!
      Obrigada !!
      Ahh é verdade, se for bem feita com certeza é mais dificil dar problema !!! Tudo depende do profissional contratado!!
      Vc trabalha aqui em São Paulo ?! Se sim em passe seu contato!

      obrigada

      beijos

      Excluir
  2. Olá! Amei o seu post! Fiz minhas cortinas e sobrou tecido: 9,0m X 0,9m, de escaline branco xadrez...O que posso fazer com essa sobra?

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!
    Queria mais uma dica... Tenho uma cortina de prega macho com 2,80m de largura e gostaria de colocá-la na janela do quarto, que tem apenas 1,80m de largura. Posso aproveitar essa cortina que já tenho ou esse tipo de prega exige que a cortina seja do mesmo tamanho do vão da janela?
    Desde já agradeço!
    Karoline

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADO, ME AJUDOU MUITO!

    MICHELI

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina, estou querendo colocar um barrado na minha cortina de voil, de linho ou renda. Vc tem alguém para indicar no Rio de Janeiro? Obr. Marcela (marcjbv@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é muito bom e suas dicas também.
    A Faper Persianas é uma empresa que vende cortinas de todos os tipos em Santo Amaro SP.
    Deseja comprar cortinas em São Paulo? O melhor preço e qualidade você encontra aqui. Na hora de decorar sua casa ou escritório, não basta apenas pensar na mobília. É preciso tem em consideração todas as partes, inclusive as janelas e a luminosidade do ambiente, o que diz respeito a cortinas e persianas. Seja uma cortina para sala ou qualquer outro cômodo de sua residência ou empresa, independente do tipo que você desejar, nós da Faper podemos te ajudar, oferecendo algo de primeira linha, de muito estilo e bom gosto. Aqui você vai encontrar modelos de cortinas exclusivos e também os mais procurados e vendidos do mercado, incluindo a famosa cortina blackout (veda luz), que ajuda a escurecer, isto é, diminuir parcial ou totalmente a quantidade de luz e de ruídos externos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei!!Era realmente o que eu estaja buscando,Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Oi carol, boa tarde...excelente seu blog, parabens...me da uma ajuda...minha parede tem largura de 2,60 e pesquisei uma cortina de varao com 2,80. Essa cortina sera que vai ficar legal num varao de 2,50??

    ResponderExcluir
  9. Olá, suas dicas foram ótimas, pena que eu não li seu post antes de fazer minha cortina de linho misto. Agora é esperar a primeira lavagem para ver o que acontecerá... rs rs rs. Todavia, deu tempo para saber sobre o tamanho da barra. Obrigada. Denise

    ResponderExcluir
  10. Muito boas suas dicas!!!
    Caroline gostaria de mais uma dica. Uma cortina de ilhoses vai até o teto ou é melhor um pouco abaixo dele?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. caroline minha cortina com ilhos no voil qual devo deixa a largura da barra 5metros e 91altura

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito das dicas. Sou dono de lojas de cortinas e persianas em Brasília e assino embaixo de tudo que escreveu.

    Att.,

    Leonardo

    www.metricadecoracoes.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei, Carolina! Post muito completo, esclarecedor. Estou pensando em trocar a cortina da minha sala e estou em dúvida entre a cortina romana e a prega macho, que é chiquérrima. Obrigada pelas dicas!
    Beijinhos!
    Claudinha Telles

    ResponderExcluir
  14. Adorei, mas tenho uma duvida, qual distancia instalar o varão da cortina da persiana? E como fica mais elegante: o varão junto ao teto ou próximo da janela? Acho que tanto o varão como a persiana devem ser junto ao teto. O que vc acha?

    Patricia

    ResponderExcluir
  15. Amei me tirou dúvidas sou proprietária de loja e meu forte é cortinas sob medidas se tiver mais dicas aceito email mariadascortinas@nol.com.br ficaria muito grata


    ResponderExcluir
  16. Eu gostei mt dessas dicas, com elas eu pesquisei bastante os sites e gostei mt desse aqui: https://www.janusmagazine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tamebm pesquisei e comprei nesse site de são paulo, sp

      www.tatydecor.com.br

      Excluir
  17. O seu calculo de tecido esta totalmente errado porque nao considera a largura do tecido...se o tecido da cortina tem 1 m, 1.5m, 2.0, 2.5 ou ou 3 m de largura a conta eh outro...melhor revisar essa informacao...

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dica
    Parabéns
    www.cotlux.com

    ResponderExcluir
  19. OLÁ CAROLINA, QUAL SERIA O TAMANHO MAIS GROSSO DO VARÃO?

    ResponderExcluir
  20. Exatamente o que eu estava procurando cortina blecaute, obrigada

    ResponderExcluir
  21. Justo o que eu procurava sobre cortina blecaute. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. I am extremely impressed with women's quilted leather jacket your writing skills as well as with the layout on your blog.

    ResponderExcluir