Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paralela Gift -20 ª edição


Para quem se interessar, este mês tem uma das mais importantes feiras de design contemporâneo do Brasil, a Paralela Gift que comemora 10 anos de existência em sua 20ª edição, que acontece entre 24 e 27 de agosto na Fundação Bienal São Paulo, no Parque do Ibirapuera.
A feira terá novidades em produtos artesanais e com design autoral, trazendo o trabalho de designers de vários setores, como o têxtil, moveleiro, artesanato e joalheria. Entre os expositores já estão confirmadas as presenças de Artesanato Candango, Pedro Petry, Adriana Rizkallah, Talentos do Brasil, Oferenda Objetos, Sebrae RS/ Bichos do Mar de Dentro.
Horário: dias 24 a 26, das 10h às 19h; dia 27, das 10h às 17h


Porcelanato x Laminado. Qual a melhor opção para a sua casa?

Certamente a escolha do piso gera muitas dúvidas quando se está projetando uma nova casa ou fazendo uma reforma. Devido a quantidade de pessoas que tem me questionado ultimamente sobre o assunto, querendo saber qual a minha opinião, resolvi escrever este post para ajudar nesta difícil escolha!

Essa dúvida surge na maioria dos casos quando as pessoas descartam o uso da madeira natural (assoalho, taco, min taco, etc) ou das pedras (mármores, granitos, etc) o que normalmente acontece devido ao custo mais elevado destes materiais.A partir daí, elas acabam ficando em dúvida quase sempre entre estas duas opções: o laminado ou o porcelanato.


As características e o desempenho destes dois pisos são bem diferentes. O Porcelanato é uma placa cerâmica de alto desempenho, dureza elevada, grande resistência à abrasão e baixa absorção de água.Ele pode ser polido ou esmaltado, com borda retificada ou boleada, dimensões variáveis e etc. Eu gosto de indicar os esmaltados/foscos e retificados por achar que são muito mais bonitos e atuais!!A tendência agora são os grandes formatos, dão mais trabalho na colocação e nos recortes, mas tem menos emendas, diminuindo o visual de rejunte sujo e proporcionando a sensação de "ser uma coisa só" , proporcionando mais amplitude no ambiente.















Os laminados de madeira são revestimentos do tipo flutuante (não colados), e instalados sobre uma manta de espuma plástica. Obs: é muito importante usar as submantes acústicas neste caso, para amenizar o barulho TEC TEC no pavimento inferior (seu vizinho agradece) e facilita a instalação ou eventual substituição de peças. Os laminados de madeira podem ter várias espessuras e tratamento superficial diferenciado, eles tem muitas opções de cores e alguns em acabamentos que imiam perfeitamente a madeira, com vincos e texturas. São feitos com substratos e papel em resinas e recebem um revestimento superficial (Overlay) que lhe confere grande resistência à riscos,porém como são constituídos de madeira e derivados, são vulneráveis à água.





Os dois pisos apresentam basicamente as mesmas vantagens com relação à limpeza e durabilidade, desde que tenham boa procedência.
A decisão de colocar piso frio (porcelanato) ou laminado de madeira deve levar também em consideração os aspectos estéticos da casa e o clima da região. Se a temperatura média do local for muito baixa o contato diário com o piso frio poderá ser desconfortável, já um piso laminado ou carpete de madeira flutuante pode manter o conforto tátil da madeira que não transmite a sensação de frio. Eu particularmente prefiro optar pelo uso do laminado nas áreas íntimas, fica mais aconchegante! Quanto ao custo-benefício é muito difícil optar. Os dois materiais são apresentados no mercado com variações de qualidade e custo é importante ir atrás de bons fornecedores!Não se esqueçam de que é muito importante observar se o produto tem o selo do INMETRO, garantia do fabricante e da mão-de-obra.
Em um contexto geral, se a residência for pequena e a ideia foi uniformização e ampliação do espaço, a minha sugestão é escolher pelo porcelanato ( em tons neutros e claros) nas areas sociais (cozinha, sala, varanda) e usar o laminado nas areas intimas ( corredor e quartos) crindo uma atmosfera mais acolhedora, aquecida e aconhegante!



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Restaurante Tsujita em Los Angeles

Este lindíssimo restaurante é o Tsujita de Los Angeles, ele recebe seus clientes não somente para saborear os sushis vegetais orgânicos, frutos do mar gratinados e outras outras delicias, mas também para apreciar o interior do restaurante. O designer japonês Takeshi Sano quis integrar  arte no design de interiores, o que foi feito em grande estilo. Ele desenvolveu um desenho no teto que reúne 25 mil pedaços de madeira, criando uma atmosfera majestosa. Os desenhos formam algumas nuvens, cheio de beleza e mistério, uma verdadeira obra de arte no teto.
Este teto me encantou de verdade! Lindo né?






imagens: weheart

Arquitetura e Decoração em Restaurantes e Bares

Não tem nada melhor que sair para almoçar/jantar em restaurantes com uma boa comida, mas sem dúvida o passeio fica muito mais interessante se estes restaurantes forem charmosos, arrojados, bem decorados e aconchegantes.
Eu gosto muito de sair para lugares bonitos que me trazem bem estar, e adoro descobrir lugares novos e transados!
Então resolvi criar um espaço só para mostrar alguns restaurantes e bares que eu acho interessantes por unirem gastronomia e arquitetura (dois prazeres da minha vida!!!rsrs).
Na sequencia vou postar sobre um destes restaurantes!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tree Hotel- Design integrado à natureza

Para estrear o blog, nada melhor que começar o primeiro post com um assunto que sempre me despertou interesse/desejo: casa na árvore!!!

Muitos que me conhecem já devem ter ouvido eu falar alguma vez sobre o desejo de ter uma linda casa na árvore, ou pelo menos projetar uma para alguém. Sempre brinquei que queria ser arquiteta para realizar este sonho... Agora que já fiz a parte mais difícil (me formar em arquitetura) , quem sabe um dia, não me arrisco a projetar uma casinha linda e charmosa na árvore, tornando este  sonho tão distante uma realidade!

Bom chega de blablablá, vamos ao que interessa. Vim aqui para mostrar o Tree Hotel, localizado no norte da Suécia, pois fiquei encantada quando o descobri e precisava dividir isso com alguém...rs
Para mim este hotel realmente consegue materializar o sonho de quem já quis ter uma casa na árvore. Ele possui apenas 06 casas construídas na copa das árvores, uma diferente da outra. Cada uma foi projetada por um arquiteto diferente, portanto cada casa tem sua qualidade e característica própria.
As casas possuem acesso por meio de rampas, andaimes ou cordas. No interior possui sala, quarto, cozinha e banheiro.
Diversos designers e arquitetos foram chamados para fazer os projetos e a partir dai surgiram várias inspirações como a réplica de um ninho, de uma cabine, de um cone vermelho, de um disco voador e de um cubo espelhado onde as árvores são refletidas.



A casa acima é constituída de um bloco pré-fabricado, fixado e apoiado entre as árvores.






interior da casa, com vista para a floresta.
 
A próxima é Casa Cubo em Espelho. Pensa na sensação destes enormes espelhos refletindo toda a floresta. Incrível né? As árvores e o céu sendo refletidos, isso cria uma espécie de refúgio camuflado, achei sensacional!! E o melhor de tudo, para evitar que as aves colidissem com o espelho, um filme infra vermelho visível apenas para as aves foi laminado nos painéis de vidro

Tem também a Casa ninho, isso mesmo, ela é exatamente  como se fosse um imenso ninho, que só não é confundido com um de verdade devido a sua escala . Notem que as janelas estão praticamente escondidas. Ele só tem acesso por uma escada retrátil.



Essa é a Casa Ovni
Para ser bem sincera, está me dá um pouco de medo, nunca fui muito fã de E.T.


Esta outra foi inspirada em um cone vermelho. Ela foi fundada por 3 pontos de apoio ( árvores), e sua contrução é toda em madeira..



interior da casa
Não sei o que me encantou mais, se foi a paisagem que é nostálgica e absolutamente bela, o encanto e criatividade que cada uma das casas projetadas me despertou, a irreverência dos arquitetos na maneira de construí-las, o design arrojado envolvido dentro e fora das mesmas ou simplesmente todo esse contexto. 
Só sei que adoraria  estar sentada bem ali naquela singela cadeira,sem pensar em nada, somente contemplando a vista!

Bom , espero que tenham gostado, e tomara que eu tenha despertado (nem que por um instante) o desejo de vocês terem uma  linda casa na árvore, ou simplesmente passar um dia hospedado neste hotel, o que não seria nada mal não é mesmo? Quem sabe numa próxima viagem eu inclua ele no meu roteiro....
:)

Um beijo