Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



terça-feira, 27 de março de 2012

O ANTES E O DEPOIS de uma repaginada em um apto de 45 m²

Gente, achei  que vcs iriam gostar de ver a transformação do antes e depois deste apto que eu e a minha sócia "reformulamos", então resolvi  contar um pouquinho a história do que foi feito!

Tudo começou com a vontade da nossa  querida cliente Sylvia, em dar um UP no apto de 45 m² em que ela vive, sem gastar mto $$  pq ela não queria investir alto no apto que é alugado. 

Ela queria que seu apto ficasse mais alto astral , clean, convidativo e aconchegante, para que  pudesse receber  os amigos com mais conforto. Resumindo ela queria curtir de verdade sua casa!! Seu desejo era criar uma atmosfera " praiana"  e dar preferência à tons claros nos móveis!! Sabíamos que ela gostava bastante de duas cores: o verde e o lilás, então usamos estes tons na execução do projeto!!
A Sylvia é solteira e mora sozinha,  na verdade sozinha não pq ela tem 2 gatos fofos (vcs vão ver eles nas fotos, rs). Algumas "exigências"  feitas por ela (desafios para nós), não podiam ser deixadas de lado,  já que eram importantíssimas  pra ela: conseguir espaço para guardar todos os seus sapatos, (acreditem ela tinha MTOS pares), deixar suas bijoux organizadas e achar espaço para guardar suas 2 bikes!!!

Acredito que o  maior desafio nesta reforma , sem dúvida foi o prazo, tinha que ser uma reforma do tipo "express",  já que teríamos  no nosso cronograma  apenas 2 semanas para a execução dos serviços!!! Isso mesmo pessoal, 2 míseras semaninhas, era o prazo que ela tinha para voltar a morar no apto! Aí  vcs já podem imaginar a correria que foi (entre comprar os móveis, entrar com a equipe p/ a reforma, e finalizar no prazo requisitado)!!! Uma correria doida!!


O bom foi que a cliente deixou tudo em nossas mãos desde o projeto até a execução e finalização da obra e o resutado final já já vcs irão conferir!

Quando começamos a fazer o estudo do projeto, demos conta de que nós nunca havíamos projetado um apto onde vivessem gatos, por isso acabamos pesquisando bastante sobre o assunto e descobrimos várias coisas sobre este até então desconhecido "universo dos gatos".
Isso  nos despertou a vontade de criar um espaço para que os gatos pudessem se distrair e se divertir, então pensamos em colocar 3 prateleiras em diferentes alturas, que serviriam para eles pularem de uma p/ a outra !! Fizemos a proposta p/ Sylvia, que adorou a idéia,  afinal além de decorativas, as prateleiras serviriam de diversão para os bichinhos!!

Bom chega de blablablá, vamos ao que interessa:


Foto da sala antes da repaginada:





projeto com a proposta escolhida pela cliente

Fotos da sala depois:

O sofá é o mesmo que ela tinha, apenas fizemos com o nosso tapeceiro uma capa de sarja branca (ficou lindo né? O efeito ficou sensacional, não dá nem pra acreditar que é o mesmo), a idéia de repaginar o  sofá antigo  além de ser sustentável  é mais barata que comprar um novo,  sem contar que quando sujar basta tirar e lavar !Compramos um tapete novo de sisal ( pra dar o toque praiano que ela tanto queria),  o vaso com a planta (compramos no Uemura). 
reparem nas prateleiras que colocamos p/ os gatos brincarem!

Na parede da entrada, colocamos este lindo papel de parede, na foto não da pra perceber, mas ele tem umas folhas desenhadas que dependendo da luz vc enxerga  diferentes nuances..Ficou mto suave e trouxe a leveza que a sala estava precisando!


Este aparador, serve como uma mesinha para comer algo e tb como uma mesa para usar o laptop. Abaixo do aparador dois puffs de fibra que abrem e viram baú ( onde ela guarda alguns de seus vááários pares de sapatos), não preciso nem falar que ela AMOU a idéia de usar esses dois puffs, afinal além de servirem de assento para receber seus amigos, ainda fazem as vezes de uma sapateira!! Acima do aparador compramos estes espelhos e aplicamos sobre o papel de parede para dar um charme!
No fundo, laqueamos as estantes já existentes ( para ela guardar os troféus) e a porta que dá acesso ao quarto+ wc, tudo branquinho para ficar mais clean!

Na circulação da entrada, penduramos estes cabides fofos, para que as bolsas pudessem ser penduradas de forma descontraida+organizada ( tipo uma chapelaria)

Fotos do quarto antes:

obs: reparem onde as bikes eram colocadas antes da intervenção

Armário do quarto antes, com portas em madeira escuro, o que diminuia o tamanho do quarto , escurecia e entristecia o ambiente.


Fotos do quarto depois da intervenção:

Parede cabeceira com pintura lilás + painel ripado p/ as bikes




Esta cômoda ao lado da cama tb foi pensada para ela guardar mais sapatos rsrs!!! Logo acima dela uma penteadeira p/ guardar as bijous, com porta espelhada! Reparem que penduramos uns puxadores decorativos nas paredes para que ela pudesse pendurar todos os seus colares,  na outra parede penduramos as medalhas !


Para acomodar as bikes ocupando o mínimo de espaço possível, pensamos em pendurá-las na parede!! Mas se elas fossem presas direto na parede, em 1 dia a parede estaria toda suja de graxa e com marcas  dos pneus... então tivemos a idéia de prender na parede painéis de madeira ripada, assim não teríamos nenhum problema com manchas na parede. Essa solução ficou mto prática, leve, funcional e estéticamente bonita!!Pena que não estou com nenhuma fotos com as bikes penduradas pra vcs verem :(
Vcs não vão acreditar de onde vieram estes painéis... A Simone (minha sócia) encontrou eles  jogados em uma caçamba de entulho, e não pensou 2 vezes, abriu a porta do carro e  foi colocando eles pra dentro!! hahahaha juro pra vcs, acreditam??
A gte só precisou dar uma leve garibada nele, lixamos um pouco, aplicamos um verniz e pronto, ficou novinho em folha, e lindo não acham??? Pronto mais uma solução linda, sustentável e barata!!


Não preciso nem falar que a Sylvia curtiu mto a idéia né? Pq além de ficar lindo ela não teria custo nenhum com os painéis, isso foi mta sorte rsrsr!!!! 

O criado ela já tinha, apenas laqueamos de branco e fizemos um tampo em vidro para não riscar. O abajur novo é em fibra branca.

Olhem como o armário ficou com cara de novinho, todo laqueado de branco (pintura automotiva), colocamos ao lado dele ( logo atrás da porta) uma sapateira com frente em espelho ( ebaaa mais espaço p/ os sapatos)!!!

Me peguei aqui refletindo sobre o que acho mto interessante na minha profissão, que é o fato de que a cada cliente novo, o desafio , a experiência e  o aprendizado tb são novos, o que nos proporciona um constante aprendizado ... Eu acredito que é isso que nos dá a energia + motivação para seguir em frente ,buscar novos projetos e não desistir nunca!! ( ps: momento reflexão hahaha)
Bom gte, é isso! Espero que tenham gostado desta repaginada vapt vupt!!

beijos

segunda-feira, 26 de março de 2012

Outono

E que venha o outono!!! Mesmo eu estando um pouquinho atrasada hehehe..


terça-feira, 20 de março de 2012

PAREDES VERDES, ECOPAREDES E JARDINS VERTICAIS!!

Hoje o verde é a inspiração do dia!!!





Adoro paredes e telhados verdes , deixam td mais lindo!



 
As paredes verdes/jardins verticais ou ecoparedes ( seja como quiserem chamá-las) tem como características e funções:

·         Aumento da biodiversidade
·         Redução na emissão de carbono atenuante da poluição do ar
·         Diminui a temperatura tanto do micro qto do macro ambiente externo pelo controle da energia solar
·         Decoração do ambiente interno
·         Conforto térmico e acústico p/ ambientes internos
·         Contribui p/ a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica
·         A fachada vegetal proporciona a inclusão sócia. Aumentando a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais
·         Embelezamento dos centros urbanos
·         A ecoparede contribui significativamente na pontuação de certificações como o LEED

parede verde na fachada do Caixa Forum em Madri.




Eu na fachada do caixa forum rsrs.Mudando um pouquinho o assunto, fica a dica para quem for pra Madri e quiser um passeio um pouco mais cultural,  vale pequisar sobre quais serão as exposições no Caixa Forum  (sempre com diversas exposições ,porém temporárias) na data da sua viagem. Qnd eu estive lá dei a maior sorte e visitei uma do Richard Rogers, com certeza foi uma das melhores exposições que eu já vi na vida,  com um acervo maravilhoso cheio de maquetes, videos,pranchas etc ... Foi sencacional, fiquei hrs lá dentro enlouquecida com todos os projetos que ele já fez!!


















delícia trabalhar com esta parede na sala de reuniões né??


segunda-feira, 19 de março de 2012

Estantes: como enfeitá-las???

Aposto que esta é uma grande dúvida de muita gente por ai... Por isso separei algumas imagens de estantes com algumas idéias de produção bem bacanas!!

 Gente , não tem nada mais desagradável do que uma casa vazia, sem enfeites,sem charme, sem graça...
Sabe aquelas estantes que até são super bonitas, mas que ficam totalmente sem graça pq estão sem produção?? Então, para que isso não aconteça falta apenas dar um toque, saber posicionar os enfeites para que o resultado final fique charmoso!
Por isso mãos á obra e dedicação na hr de "montar" a sua casa, deixe a criatividade tomar conta!!



Você pode optar por alternar caixas , pode tb colocar aquelas maletas antigas + porta retratos +livros +revistas e diferentes enfeites sobrepostos!

Em um ambiente de escritório é importante manter a ordem e organização. Cada coisa em seu devido lugar!!!É claro que tb pode rolar uns enfeites, fica legal descontrair um pouco, mas sem exageros!!

Colocar enfeites com a mesma paleta de cor tb faz um efeito bacana!

Pintar o fundo de uma estante (ou nichos) em uma cor forte é uma ótima idéia ( e barata $ )  que dá um efeito mtoo legal, além de destacar seus enfeites!

Na hora de organizar os livros, deixe sempre alguns na posição vertical, e outros horizontais, fica legal essa mescla!!
 




Essa idéia tb ficou bem interessante, de colocar imagens ( gravuras, fotos) na frente da disposição dos livros e revistas!

Essa opção de colocar plantinha tb é mto fofa! Dá uma alegrada bem bacana no contexto do visual!

Bom, acho que deu pra perceber que não existe nenhuma regra ou forma exata de se montar uma estante, basta vc selecionar os objetos que quer expor e não ter medo de ousar, o importante é vc deixar a sua casa com um toque seu, com a sua cara, que com certeza o resultado vai ser o desejado!



sexta-feira, 16 de março de 2012

E o final de semana chegou!!!!

Ebaaaaaaaaaa , a tão esperada sexta feira chegou!!
Um bom final de semana pra todos!!!

E um ótimo descanso pra quem ta precisando..rsrs

beijos

quinta-feira, 15 de março de 2012

Inspiração do dia: PRETO E BRANCO

O preto+ branco é a inspiração do dia!!! Pra vcs verem como não é preciso mtas cores para um ambiente se tornar interessante não é verdade??




terça-feira, 13 de março de 2012

Inspiração do dia

Achei isso a coisa mais fofa e simples de fazer pra dar um charme em uma recepção aos amigos, seja um almoço básico ou  uma festa mais chique!


Basta pegar lâmpadas velhas, abri-las e colocar dentro delas uma plantinha com água, (eu pensei em usar  lavandas, que além de serem lindas  deixam um cheirinho delicioso pelo ambiente!) o que acham?? 
Depois é só pendurá-las em galhos no jardim, ou onde acharem melhor!
Não é demais???

Dicas sobre Cortinas

Hoje resolvi dar algumas dicas sobre cortinas pra vcs!!Nestas últimas semanas tive que escolher tantos tecidos/modelos/tamanhos/caimentos etc para minhas clientes, que tenho até sonhado com cortinas e persianas...rsrsrs E como consequênca disso resolvi escrever este post, quem sabe posso ajudar um pouquinho quando precisarem trocar as cortinas de casa!

Sou totalmente adepta ao uso de cortina/persiana seja em sala ou em quarto. Tem mta gte que se muda e acaba deixando para comprar este item depois, o problema é que o tempo acaba passando a pessoa se acomoda  e simplesmente desencana deste importantíssimo acessório, que ao meu ver é fundamental em uma casa  (assim como tapetes/quadros/gravuras) mas sobre estes outros itens falo depois em outro post.

Tenho plena convicção de que as cortinas fazem as vezes do vestimento de uma casa, aquecem o ambiente e melhoram a questão de acústica, sem contar que protegem os móveis e o piso dos raios rolares e muitas vezes barram a visão dos vizinhos, proporcionando maior privacidade. Enfim são inúmeros os argumentos para que vc use cortinas em sua casa, afinal nada mais feio que ficar olhando diretamente pra aquelas esquadrias feias das janelas....afe coisa mais sem graça e fria!!

Cada casa tem um estilo, sendo assim cada casa combina com um modelo de cortina ou persiana, mas não se preocupe sempre terá um modelo que se encaixa no seu estilo!
Bom vamos as dicas, vou fazer tópicos com as perguntas mais frequentes dos meus clientes e respesctivamente vou respondendo uma por uma!! Espero que ajude vcs!!

01- Em qual etapa da decoração a cortina deve entrar???
 -A cortina deve ficar na etapa final , deve ser um dos últimos itens a entrar na casa, mas não é por isso que vc deve esquecê-la, o ideal é planejá-la com antecedência, planejando-a como um todo na decoração, com a definição das cores da paleta e definição de estampas que combinem e "casem" com todo o resto do ambiente ( tapetes+ almofadas+ móveis), resultando um espaço harmonioso e aconchegante!

02- Quais são os tipos de acabamentos mais usados?
- Os modelos mais usados são:





Pregas americanas: é o modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas e pode ser presa em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento.




Pregas Fêmea: o volume dos tecidos cai para trás e a cortina acaba tendo um caimento reto.



Pregas Macho: o volume do tecido concentra-se na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterias e é um dos acabamentos mais usados , já que não gasta mto tecido.




Painel : Pode ser usado desde os tecidos mais encorpados até os mais leves, além de lona ou tela. Uma boa opção para  grandes vãos Fica bom nas decorações modernas.



Argolas: Sempre atuais, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Podem ser em metal cromado, dourado, ouro velho e madeira natural ou branca, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.


Ilhoses: São indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, em tecidos leves. Mas podem emperrar no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhoses podem se soltar.





Passantes de tecido: Ficam muito bem usadas como xales, sobre persianas ou rolôs. São super decorativas, porém as alças não deslizam bem no varão.


Tecido inteiriço: Acabamento simples, atual e elegante, porém, tem deslizamento difícil no varão. Sua função é mais decorativa. O ideal é que sejam instalados em trilhos suíços



03- A cortina precisa chegar até o chão ou pode apenas cobrir a janela??
-Essa é uma pergunta frequente para os leigos...rsrs

Vamos lá, as cortinas devem ir até o chão para alongar o pé direito e deixar o ambiente elegante. É claro que existem exceções como por exemplo quando há um móvel sob a janela, aí sim podemos cobrir apenas a abertura da janela. Neste caso prefiro optar por um modelo romano.
Exemplo nas imagens abaixo:




04-A barra da cortina deve arrastar ou ficar rente ao chão?
-Essa pergunta é clássica!!!Bom vamos lá, isso é uma questão de gosto e uma desisão pessoal, a grande maioria acaba optando por usar cortinas que tocam levemente o piso "beijando o chão" , mas tenho que admitir que elas ganham elegancia e ficam mais chiques quando arrastam no chão, mesmo sabendo que o tecido que sobra suja mais e pode ser pisado.

Uma boa dica é lembrar sempre de uma coisa: se as cortinas estiverem rente ao piso, corre-se o risco de aparecer algum desnível, por isso aconselho deixar sobra de 1 a 2 cm no minímo.
Sobre o tamanho da barra, pode variar de 10 a 50 cm,  recomendo seguir a altura do rodapé.




 05- Qual modelo de cortina é adequado para janelas duplas ou portas balcão, que abrem para fora e para dentro?
-O ideal é deixar 50 cm de varão a mais em cada lado. Assim consegue-se acomodar o tecido quando as portas estão abertas. Rolôs, persianas e cortinas romanas são as opções para quem não dispõe de espaço nas laterais, outra opção é  usar brises (cortinas fixadas diretamente nas folhas de vidro).

06-Como calcular o tecido???
- É preciso medir a largura da janela e acrescentar de 20 a 40 cm ( para a sobra de tecido nas laterais da esquadria). Medir a altura da cortina ( dependendo do modelo a altura é próprio   pé direito, se for de varão emdir a altura do varão até o piso), é preciso acrescentar 60 cm para a barra e o cabeçote.
Multiplique a largura por 2 ou 3 dependendo do volume que vc quer dar na sua cortina. Depois é só multiplicar esse resultado pela medida da altura p/ descobrir a medida final de tecido que deverá ser comprado!

07- Qual tecido usar se desejo lavar as cortinas em casa??
- Recomendo os 100% sintéticos como o poliéster. Os mistos e naturais devem ser lavados em lavanderia especializadas. Sempre peço para que irá realizar a execução das cortinas para pré-enconlher ( ou seja lavar) o tecido antes da execução, para não correr o risco de perder a cortina na 1ª lavagem.

08-Quando o forro deve ser usado?qual sua função e tecidos mais indicados?
-O forro serve para proteger a cortina nos locais onde bate mto sol, ele garante a durabilidade e beleza dos materiais mais sensiveis, já que os raios do sol estragam os tecidos. Além disso evista que as costinas sujem rapidamente em lugarm com mta poeira/poluição. O tergal verão, o gabardine, o brin blecautes e até persinas são usados com esta função. Materiais sintéticos como o voil podem dispensar forro.


Eu ia comentar sobre os tipos de persianas, mas o post já está mto extenso, então fica p/ um próximo..rs

Espero que estas dicas ajudem!!


beijos

:)