Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



Mostrando postagens com marcador parede verde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador parede verde. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 27 de março de 2012

O ANTES E O DEPOIS de uma repaginada em um apto de 45 m²

Gente, achei  que vcs iriam gostar de ver a transformação do antes e depois deste apto que eu e a minha sócia "reformulamos", então resolvi  contar um pouquinho a história do que foi feito!

Tudo começou com a vontade da nossa  querida cliente Sylvia, em dar um UP no apto de 45 m² em que ela vive, sem gastar mto $$  pq ela não queria investir alto no apto que é alugado. 

Ela queria que seu apto ficasse mais alto astral , clean, convidativo e aconchegante, para que  pudesse receber  os amigos com mais conforto. Resumindo ela queria curtir de verdade sua casa!! Seu desejo era criar uma atmosfera " praiana"  e dar preferência à tons claros nos móveis!! Sabíamos que ela gostava bastante de duas cores: o verde e o lilás, então usamos estes tons na execução do projeto!!
A Sylvia é solteira e mora sozinha,  na verdade sozinha não pq ela tem 2 gatos fofos (vcs vão ver eles nas fotos, rs). Algumas "exigências"  feitas por ela (desafios para nós), não podiam ser deixadas de lado,  já que eram importantíssimas  pra ela: conseguir espaço para guardar todos os seus sapatos, (acreditem ela tinha MTOS pares), deixar suas bijoux organizadas e achar espaço para guardar suas 2 bikes!!!

Acredito que o  maior desafio nesta reforma , sem dúvida foi o prazo, tinha que ser uma reforma do tipo "express",  já que teríamos  no nosso cronograma  apenas 2 semanas para a execução dos serviços!!! Isso mesmo pessoal, 2 míseras semaninhas, era o prazo que ela tinha para voltar a morar no apto! Aí  vcs já podem imaginar a correria que foi (entre comprar os móveis, entrar com a equipe p/ a reforma, e finalizar no prazo requisitado)!!! Uma correria doida!!


O bom foi que a cliente deixou tudo em nossas mãos desde o projeto até a execução e finalização da obra e o resutado final já já vcs irão conferir!

Quando começamos a fazer o estudo do projeto, demos conta de que nós nunca havíamos projetado um apto onde vivessem gatos, por isso acabamos pesquisando bastante sobre o assunto e descobrimos várias coisas sobre este até então desconhecido "universo dos gatos".
Isso  nos despertou a vontade de criar um espaço para que os gatos pudessem se distrair e se divertir, então pensamos em colocar 3 prateleiras em diferentes alturas, que serviriam para eles pularem de uma p/ a outra !! Fizemos a proposta p/ Sylvia, que adorou a idéia,  afinal além de decorativas, as prateleiras serviriam de diversão para os bichinhos!!

Bom chega de blablablá, vamos ao que interessa:


Foto da sala antes da repaginada:





projeto com a proposta escolhida pela cliente

Fotos da sala depois:

O sofá é o mesmo que ela tinha, apenas fizemos com o nosso tapeceiro uma capa de sarja branca (ficou lindo né? O efeito ficou sensacional, não dá nem pra acreditar que é o mesmo), a idéia de repaginar o  sofá antigo  além de ser sustentável  é mais barata que comprar um novo,  sem contar que quando sujar basta tirar e lavar !Compramos um tapete novo de sisal ( pra dar o toque praiano que ela tanto queria),  o vaso com a planta (compramos no Uemura). 
reparem nas prateleiras que colocamos p/ os gatos brincarem!

Na parede da entrada, colocamos este lindo papel de parede, na foto não da pra perceber, mas ele tem umas folhas desenhadas que dependendo da luz vc enxerga  diferentes nuances..Ficou mto suave e trouxe a leveza que a sala estava precisando!


Este aparador, serve como uma mesinha para comer algo e tb como uma mesa para usar o laptop. Abaixo do aparador dois puffs de fibra que abrem e viram baú ( onde ela guarda alguns de seus vááários pares de sapatos), não preciso nem falar que ela AMOU a idéia de usar esses dois puffs, afinal além de servirem de assento para receber seus amigos, ainda fazem as vezes de uma sapateira!! Acima do aparador compramos estes espelhos e aplicamos sobre o papel de parede para dar um charme!
No fundo, laqueamos as estantes já existentes ( para ela guardar os troféus) e a porta que dá acesso ao quarto+ wc, tudo branquinho para ficar mais clean!

Na circulação da entrada, penduramos estes cabides fofos, para que as bolsas pudessem ser penduradas de forma descontraida+organizada ( tipo uma chapelaria)

Fotos do quarto antes:

obs: reparem onde as bikes eram colocadas antes da intervenção

Armário do quarto antes, com portas em madeira escuro, o que diminuia o tamanho do quarto , escurecia e entristecia o ambiente.


Fotos do quarto depois da intervenção:

Parede cabeceira com pintura lilás + painel ripado p/ as bikes




Esta cômoda ao lado da cama tb foi pensada para ela guardar mais sapatos rsrs!!! Logo acima dela uma penteadeira p/ guardar as bijous, com porta espelhada! Reparem que penduramos uns puxadores decorativos nas paredes para que ela pudesse pendurar todos os seus colares,  na outra parede penduramos as medalhas !


Para acomodar as bikes ocupando o mínimo de espaço possível, pensamos em pendurá-las na parede!! Mas se elas fossem presas direto na parede, em 1 dia a parede estaria toda suja de graxa e com marcas  dos pneus... então tivemos a idéia de prender na parede painéis de madeira ripada, assim não teríamos nenhum problema com manchas na parede. Essa solução ficou mto prática, leve, funcional e estéticamente bonita!!Pena que não estou com nenhuma fotos com as bikes penduradas pra vcs verem :(
Vcs não vão acreditar de onde vieram estes painéis... A Simone (minha sócia) encontrou eles  jogados em uma caçamba de entulho, e não pensou 2 vezes, abriu a porta do carro e  foi colocando eles pra dentro!! hahahaha juro pra vcs, acreditam??
A gte só precisou dar uma leve garibada nele, lixamos um pouco, aplicamos um verniz e pronto, ficou novinho em folha, e lindo não acham??? Pronto mais uma solução linda, sustentável e barata!!


Não preciso nem falar que a Sylvia curtiu mto a idéia né? Pq além de ficar lindo ela não teria custo nenhum com os painéis, isso foi mta sorte rsrsr!!!! 

O criado ela já tinha, apenas laqueamos de branco e fizemos um tampo em vidro para não riscar. O abajur novo é em fibra branca.

Olhem como o armário ficou com cara de novinho, todo laqueado de branco (pintura automotiva), colocamos ao lado dele ( logo atrás da porta) uma sapateira com frente em espelho ( ebaaa mais espaço p/ os sapatos)!!!

Me peguei aqui refletindo sobre o que acho mto interessante na minha profissão, que é o fato de que a cada cliente novo, o desafio , a experiência e  o aprendizado tb são novos, o que nos proporciona um constante aprendizado ... Eu acredito que é isso que nos dá a energia + motivação para seguir em frente ,buscar novos projetos e não desistir nunca!! ( ps: momento reflexão hahaha)
Bom gte, é isso! Espero que tenham gostado desta repaginada vapt vupt!!

beijos

terça-feira, 20 de março de 2012

PAREDES VERDES, ECOPAREDES E JARDINS VERTICAIS!!

Hoje o verde é a inspiração do dia!!!





Adoro paredes e telhados verdes , deixam td mais lindo!



 
As paredes verdes/jardins verticais ou ecoparedes ( seja como quiserem chamá-las) tem como características e funções:

·         Aumento da biodiversidade
·         Redução na emissão de carbono atenuante da poluição do ar
·         Diminui a temperatura tanto do micro qto do macro ambiente externo pelo controle da energia solar
·         Decoração do ambiente interno
·         Conforto térmico e acústico p/ ambientes internos
·         Contribui p/ a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica
·         A fachada vegetal proporciona a inclusão sócia. Aumentando a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais
·         Embelezamento dos centros urbanos
·         A ecoparede contribui significativamente na pontuação de certificações como o LEED

parede verde na fachada do Caixa Forum em Madri.




Eu na fachada do caixa forum rsrs.Mudando um pouquinho o assunto, fica a dica para quem for pra Madri e quiser um passeio um pouco mais cultural,  vale pequisar sobre quais serão as exposições no Caixa Forum  (sempre com diversas exposições ,porém temporárias) na data da sua viagem. Qnd eu estive lá dei a maior sorte e visitei uma do Richard Rogers, com certeza foi uma das melhores exposições que eu já vi na vida,  com um acervo maravilhoso cheio de maquetes, videos,pranchas etc ... Foi sencacional, fiquei hrs lá dentro enlouquecida com todos os projetos que ele já fez!!


















delícia trabalhar com esta parede na sala de reuniões né??


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Restaurante Kaa- São Paulo

Resolvi falar um pouco sobre um restaurante que eu adoro como um todo, desde sua arquitetura, decoração, paisagismo e é a claro não podemos esquecer a comida, é o restaurante Kaa, sei  que ele já não é nenhuma novidade aqui em São Paulo afinal  já foi inaugurado a algum tempo, mas mesmo assim achei que deveria mostrá-lo aqui!





Ele foi inspirado nas melhores casas estilo open air de Miami, Ibiza e Algarve, com um ambiente amplo mas intimista, iluminação natural ( possui um teto retrátil que é aberto nos dias de verão) e pé direito alto.


Ele foi projeto pelo Arthur Casas, que teve teve a intenção de criar um local que pudesse transportar o paulista urbano para um ambiente natural verde, se tornando praticamente um local de escape da vida turbulenta das grandes cidades.
Sou suspeita para fazer comentários a respeito pois eu amooo tudo neste restaurante!


Um ponto muito interessante, é  o fato dele pegar todo mundo de surpresa, pois a fachada é completamente discreta, e não revela nada sobre seu interior , então logo ao entrar no restaurante você se vê completamente supreendido diante de tanta beleza!!!


fachada super simples e discreta


O elemento que se destaca logo de cara é  uma linda parede verde, que tem mais de 7 mil plantas nativas da Mata Atlântica, criando uma espécie jardim suspenso em praticamente toda a extensao do restaurante, logo abaixo dela um espelho d' água .


parede verde e espelho d'água


Ele é dividido em  lounge, bar e restaurante.Toda a estrutura da construção é metálica e aparente, os materiais escolhidos pelo arquiteto são brasileiros ,contemporâneos e primitivos, como a palha e a madeira!! 
bar

observem as vigas metálicas



 A gigantesca estante que fica no bar divide o restaurante em dois espaços distintos, alem de exibir enfeites indígenas, garrafas, copos e livros formando uma bela apresentação,os moveis são contemporâneos.


bar com imensa estante ao fundo


O que me agrada muito é que é um lugar aconchegante tanto de dia quanto de noite, algo raro nos restaurantes que conhecemos, isso devido ao teto que recebe luz natural!


Mudando um pouco de assunto tem um prato que eu indico: lula recheada com lagostin e risoto negro!!! Uma delicia, vale super a  pena, além de ter uma apresentação linda é uma delícia!!


Espero que tenham gostado da dica!


beijos