Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fun Theory

Muitos de vocês ja devem ter visto, ou ouvido falar sobre esse vídeo, mas como hoje é sexta achei legal compartilhar com vocês pra dar uma animada no final de semana.

A Ação foi feita em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, em um metrô de Estocolmo, na Suécia. As duas empresas se juntaram para criar um experimento chamado Fun Theory, uma tentativa bem diferente de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital.

A idéia super bem arquitetada mostrou aos moradores que é possível sim, em um simples hábito diário, se divertir.

Dá uma olhadinha no video e vê se você, nessa situação, não mudaria seus hábitos!!




Tente um caminho diferente, experimente algo novo.

Beijos e Bom Final de semana!

Natália Estima

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quase cinema

O artista Plastico, Lucas Simões criou em cima de madeira e tecido uma nova forma de CINEMA ou Quase-Cinema segundo ele...

Nada melhor do que saber sobre a arte pelo próprio artista.








QUASE-CINEMA

No cinema gosto muito dos filmes de Andrey Tarkovsky e Wim Wenders, Por exemplo, o modo como movimentam a câmera na paisagem, a continuidade das cenas, a simplicidade das imagens.
Neste meu trabalho uso fotos pessoais para criar um movimento parecido com o do cinema, são fotos que representam um frame. Cada foto é ampliada muitas vezes movimentando milimetricamente a imagem dentro de cada fotografia. Elas são costuradas em formato de ondas e depois são presas à um suporte de madeira e tecido. As fotos alinhadas e costuradas dão a sensação de movimento, sem ser cinema, por isto “quase-cinema”. E quando dei o título à serie foi uma relação direta ao cinema, aos frames, ao movimento da imagem e não ao trabalho de Helio Oiticica e Neville D`Almeida, apesar de ser provável que eu tenha lido sobre os quase-cinemas do Oiticica e tenha ficado com este termo guardado na memória.












Eu achei muito legal o efeito que criou.
Não é demais?!

Natália Estima

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uma casa na árvore para os adultos

Como eu já disse no meu primeiro post aqui do blog, sou uma apaixonada por casa na árvore! Por isso assim que li a reportagem sobre esta deliciosa casa, não tive a menor dúvida em colocar aqui no blog para vocês verem!!

Ela foi construída por um casal norte-americano , proprietários do Wandawega Lake Resort
eles fizeram uma construção de verdade, em torno de uma antiga árvore. Ela possui um living amplo e mesa de jantar em uma área aberta, na parte de baixo, resultando em um local delicioso para receber os amigos se divertir e também relaxar!!

Imagina ter uma casinha destas no jardim da sua casa para receber seus amigos com um drink?
Uma delíciaaaaaaaaa.....






terça-feira, 30 de agosto de 2011

BOOMSPDESIGN


Gente, essa semana tá rolando aqui em São Paulo o BOOMSPDSIGN!!!
E é claro que eu não poderia perder a oportunidade de participar, não é mesmo?!
Para que não sabe é o BOOMSPDESIGN é um fórum internacional que aborda assuntos ligados ao design, à arquitetura e à arte por meio de dezenas de palestras, exposições e workshops com profissionais dessas áreas aqui do Brasil e do mundo.
Com curadoria de Beto Cocenza, o evento acontece entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro no Centro Universitário Belas Artes e, no dia 2 de setembro, no D&D Shopping. Em edições passadas, o BOOMSPDESIGN trouxe nomes consagrados como Sergio Rodrigues, Karim Rashid e Ruy Ohtake.
“O evento vai muito além das palestras e da exposição de produtos e conceitos, o BOOMSPDESIGN promove uma interação entre arquitetura, design e arte e novas formas de se pensar produtos, materiais e conceitos, que valorizem o resultado final”, afirma Cocenza.
As palestras começam amanhã ..Estarei  com as novidades do que rolou por lá aqui no blog!

ps: essa semana está cheia de eventos no mundo do design, hoje fui na House & Gift Fair, mas depois conto sobre como foi num próximo post!
beijos




"APERTAMENTO"

Gente, quando ví este projeto eu CHOQUEI! hahahaha


O projeto "Keret House" do estúdio Centrala, com certeza é a prova de que qualquer espaço pode ser bem aproveitado, basta criar soluções inteligentes!! Para entender melhor o que estou dizendo é só olhar as imagens do que eles criaram, um apartamento minúsculo, que fica entre um vão (isso mesmo, um vão entre dois  edifícios) em Wola na Polônia , com uma largura que pode variar entre 1,22m e 72 cm, dependendo do cômodo. Isso é a prova de que eles realmente souberam aproveitar o mínimo de espaço disponível, e que não gostam de desperdício...rs





atenção para o tamanho do vão!!!



Tudo bem que hoje em dia estamos acostumados com apartamentos menores, afinal o preço do metro quadrado está nas alturas, mas definitivamente, eu não conseguiria morar num lugar desses...Só de olhar já me dá um pouco de claustrofobia...rs
e vcs, se adaptariam??

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

E você, sabe diferenciar o vintage do retrô??


Com certeza você já ouviu muito os termos vintage e retrô, não é mesmo? Mas será que você realmente sabe a diferença entre um e outro?? Tenho visto por aí que muita gente se confunde, daí me veio a idéia de escrever um pouquinho sobre os dois estilos.

 Pois bem, hoje vou esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto! Primeiramente acho bom deixar claro que tanto o estilo vintage quanto o retrô abrangem o universo da arquitetura, da moda e do design.

Como já diz o significado literal da palavra vintage, no termo em inglês que quer dizer “safra de vinho”, os móveis vintage remetem a idéia de que, quanto mais antiga a “safra”, melhor a qualidade.  Este estilo resgata os elementos das décadas de 20 a 60. As peças geralmente possuem valor alto, por serem originais da época. Na decoração vintage, os objetos são verdadeiros clássicos, originais da época (dec. 20 a 60) podendo ser encontrados em antiquários ou lojas do gênero com peças garimpadas.Existem algumas variações no estlilo, algumas pessoas se identificam mais com uma época do que outra, isso é puramente uma questão de gosto.

Já na decoração retrô são utilizados objetos, na grande maioria atuais, inspirados no que se usou nas décadas de 70 e 80, ou tb peças originais desta época que estejam em bom estado de conservação. É um estilo que acaba sendo uma releitura das décadas anteriores.
As peças retrô são normalmente mais caras que as da atualidade, mas em compensação são mais acessíveis que as peças vintage, por serem produzidas pela industria atual. Muitos acreditam que o retrô surgiu inspirado no vintage, mas não é bem por ai, já que eles possuem características opostas, o vintage é sóbrio e o retrô é lúdico.

Eu particularmente gosto de mesclar nos ambientes peças vintage com peças contemporâneas, criando assim um contraste que fica bem harmonioso. 

seguem algumas imagens  vintage:

Cartazes de filmes antigos:


eletrodomésticos, móveis e embalagens:

Muitas embalagens, principalmente as de latas são usadas hoje em dia como objeto de decoração. Elas dão um charme ao ambiente!
 É  o caso desta rara caixa em metal, década de 20 da Lacta. Em estado original com desgastes e marcas de uso por mais de 90 anos. Peça única a venda na Desmobília. por R$600,00

.
imagens vintage diversas:








roupas, sapatos e acessórios vintage:



Vintage x retrô na moda:


Um dos clássicos exemplos do vintage, são as pin ups:


Móveis vintage:





Banqueta alta 2 tipos de madeira maciça, pés em pau marfim e assento em imbuia, 2 peças disponiveis, década de 50. A venda da Desmobília por R$ 780,00

Poltrona e banqueta Mole, desenho Sergio Rodrigues, década de 60 em jacarandá, estofamento em couro natural caramelo, totalmente restaurada -  A venda na Desmobília por  R$ 13.000,00
Para os amantes do design italiano. Raro telefone Rialto, vintage vermelho, fabricado por AUSO Siemens - Italia. Desenhado em 1972 por Giorgetto Giugiaro -famoso designer de carros.  PEÇA ÚNICA. Ao receber chamadas toca como cigarra, em volume médio. A venda na Desmobilia por R$ 740,00;

Móvel industrial com rodas, composto de diversos arquivos antigos em metal de vários tamanhos, conceito e fabricação Bruno Lopes. PEÇA ÚNICA - . Por R$ 4800,00. 


gabinete de banheiro


Imagens de exemplos de peças retrô:







O banco Tam Tam desenhado pelo designer frances Henry Massonet em 1968 foi reeditado com cores de arrasar. O clássico da dec. de 70 está a venda na Benedixt por R$ 579,00.





Garimpo + Fuxique oferece um serviço de customização de móveis com estampas exclusivas. Sob encomenda, a cadeira Butterfly ganha pin-ups em tecido de algodão



A torradeira cromada CPT-70, da Cuisinart, só tem cara de antiguinha – sua tecnologia é bem moderna, pois alem de torrar pães ela ainda tem funções de descongelamento e reaquecimento de alimentos.


O minirefrigerador Retrô da Brastemp saiu dos anos 1950 diretamente para a casa contemporânea e caiu no gosto popular. Ele exibe caracteristica marcante da época : pés -palitos cromados, puxador como os de refrigeradores atigos e a logomarca dos anos dourados, que foi retomada reforçando o ar nostálgico.


Se você curte essa pegada vintage/retrô/customizada, tem uma loja que eu indico que com certeza vc vai amar:   a  DBox, loja idealizada pelo fotógrafo Rafael Quintino e o designer Melão, que garimpa objetos vintage de diferentes décadas para transformá-las em peças de decoração contemporâneas e customizáveis.

"A DBox atende um público que aprecia peças exclusivas, produtos em estilo vintage, mobiliário, luminárias e acessórios de design nacional e internacional, produtos customizados, personalizados, arte grafite, fotografia e objetos curiosos e divertidos. Geralmente um público informado, viajado e ávido por consumir produtos diferenciados."

Vale a pena dar uma passadinha na loja para conferir as novidades, abaixo uma prévia do que você encontra por lá:

TV LCD de 20 polegadas embutida em caixa de acrílico com pintura automotiva. Embutidos na caixa de madeira com marchetaria, DVD e BLU-RAY .



Geladeira de fibra de vidro com acabamento em alumínio e pintura automotiva cor de rosa.


loja the Dbox


Resumo da ópera:  vintageretrô é algo novo, relançado igual ou semelhante com o antigo, é uma recriação ou reedição. Isso vale para móveis, objetos, roupas, brinquedos, carro, eletrodomésticos.

Não gosto muito das peças muito antigas, cheias de “rococós” como o estilo Luiz XV por ex. Gosto mais do estilo Art Déco, a linha do Modernismo, anos 50 e 60, com linhas mais retas e geométricas, mais minimalista, já que não sou mto fã daqueles milhões de detalhes sabe?

Segue abaixo um esqueminha bem simples de como criar um ambiente com harmonia mesclando o vintage e o contemporâneo:

- Adquira apenas uma peça ou outra e não um conjunto, não faça uma sala de jantar toda vintage,  vai pesar muito, e ficar parecendo mais um cenário da casa da vovó do que qualquer outra coisa.

- Nessas peças singulares, tente optar por cores mais vibrantes, nas próprias peças , ou no tecido de  uma poltrona, cadeira etc,  podendo ser lisas ou estampadas. Acho que isso traz um destaque especial para a peça deixando ela ainda com mais "peso" no ambiente.

- Minhas peças preferidas para garimpar são cadeiras e poltronas, e mesas laterais de apoio, que são sempre muito úteis e funcionais  na decoração.

Espero ter ajudado!

beijos








sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Restaurante St Honoré

Semana passada voltei, pela segunda vez, no restaurante St Honoré no Itaim, estou cada vez mais encantada.
O restaurante é um MIX de patisserie, confeitaria, bistrô, que com pouco tempo de sua inauguração já esta sendo super comentado por ai.


Não é por menos, pois sua equipe é formada por nada mais nada menos que Ida Maria Frank, responsável pelo sucesso do DUE CUOCHI, Wagner Ressude, também sócio de Ida no Le Marias e a patisseriere Amanda Lopes(ex Erick Jaquin).
Amanda é responsável pela encantadora vitrine, recheada de doces, cuidadosamente preparados com cada detalhe de dar égua na boca. Sem falar nos coloridos macarons, docinho francês que já é conhecido e esté na “boca do povo”.
                            





O ambiente é super acolhedor, apesar de sua arquitetura e decoração serem bem clássica.
O roxo prevalece, na faxada, em um paredão lindo com fotos bem francesas também nas embalagens e até mesmo no uniforme do staff, que não posso deixar de elogiar, super bem treinados,  da recepção ao cafezinho tudo muito bem servido.



É preciso retornar ao restaurante, algumas vezes para descobrir, a cada visita, uma coisa mais charmosa que a outra.
Uma ótima sugestão é ir tomar café da manha no St Honore, pois a chef Amanda também é esponsável pela produção de pães e se os doces são incríveis imagina os brioches, broas e croissant!!


Esse foi o prato que comi da ultima vez. Um tartar com saladinha e batata frita, RECOMENDO.

Para quem quiser o St Honore fica na Rua Paes de Araújo 185, Itaim-Bibi.

Natália Estima